top of page

COMBO GHAWAZEE:

Historicamente falando + Interpretando fontes

Um mini-curso com o Hunna Coletivo:

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
 

Temática: História das ghawazee desde o século 19 aos dias atuais,  sua relação com a dança do ventre, danças ciganas e fusões tribais e análise de fontes históricas que relatam a existência e dança das ghawazee ao longo do tempo.
Carga Horária Total: 4h (2h cada aula)
Datas: 21 e 28 de junho 2023 (quartas-feiras)
Horário: Das 19h30min às 21h30min

Investimento: R$150,00 (30Є / 31U$) para as duas aulas e R$90,00 (18Є / 19U$) para aulas avulsas.
Ministrado por: Coletivo Hunna, formado pelas historiadoras Francismara Lelis, Jéssica Prestes, Naiara Rotta de Assunção e Nina Ingrid Paschoal.

aulas 2023 (2).png

 

 

CONTEÚDO DO CURSO

 

Quem se interessa por história da dança, seja ela a dança do ventre, as danças ciganas ou fusões tribais, já deve ter se deparado com o nome “ghawazee”.

As ghawazee (no singular, ghazia) é o nome dado a um grupo específico de dançarinas profissionais no Egito. Existem relatos sobre elas desde o século dezenove, quando elas causaram a fascinação de viajantes vindos(as) da Europa na época.

Compreender a trajetória histórica e social dessas dançarinas é IMPRESCINDÍVEL para entender a história da dança do ventre, dos ciganos do oriente médio e as inspirações para a criação das fusões tribais. 

Para te ajudar nesse processo, o Hunna oferece esse combo de aulas que vai explicar tim tim por tim tim quem eram as ghawazee, de onde elas vieram e para onde foram!

Se liga no conteúdo de cada uma das aulas:
 

Historicamente falando: Ghawazee

  • Revisão bibliográfica: resumão sobre o que diferentes pesquisadoras e pesquisadores escreveram até hoje sobre as ghawazee.

  • Ghawazee e sua trajetória histórica: Impacto da chegada europeia ao Egito, o que foi o tal do banimento de Muhammed Ali e as implicações sociais para as dançarinas.

  • Diferenças entre awálim e ghawazee ao longo do tempo.

  • O que as ghawazee têm a ver com a etnia cigana (exemplo das Banat Maazin).

  • O que as Ghawazee têm a ver com o folclore egípcio (exemplo da troupe de Mahmoud Reda).

  • O que as ghawazee têm a ver com as fusões tribais (exemplo da troupe Baal Anat).

Ghawazee: interpretando fontes

  • O que é história, fontes históricas e como se faz pesquisa em história?

  • Breve contextualização histórica do período colonial, quando encontramos as primeiras fontes históricas sobre ghawazee.

  • Análise de representação das ghawazee em fontes literárias do século XIX.

  • Análise de representação das ghawazee em fontes visuais do século XIX.

  • Exemplos de fontes orais e audiovisuais sobre ghawazee no século XX e XXI.

 

Para quem é esse curso?

 

O curso é direcionado a praticantes - profissionais ou amadores - ou apenas interessades na história da dança! Entender de história é um elemento chave para dançarmos de forma consciente e confiante, né? Isso já sabemos. Mas é também uma maneira de lidarmos e digerirmos melhor essa carga enorme de informação que chega até nós para irmos além das categorizações e definições congeladas que normalmente recorremos quando queremos entender algo. Estudar as ghawazee permite entender a história da dança do ventre, das danças ciganas e das fusões tribais. Esse tópico é essencial para quem quiser ter uma noção mais ampla de história e como essas três modalidades se interseccionam.

Mas, Hunna, tenho compromisso nos dias da aula e não vou poder assistir a aula ao vivo!!!

Não tem problema! As aulas serão e disponibilizadas durante catorze dias corridos após a realização da segunda aula. Todas(os) as(os) alunas(os) inscritas(os) receberão a gravação, mesmo estando presentes na aula ao vivo. Assim todo mundo pode ver e rever quantas vezes quiser! Mas se liga que a gente não vende a gravação após o encerramento das inscrições no dia às 22h do dia 26 de junho de 2023 (segunda-feira)!

Ainda está em dúvida se esse curso é para você ou não?

Entre em contato com a gente e tire suas dúvidas através do e-mail hunnacoletivo@gmail.com


Com carinho, 

Hunna Coletivo.

bottom of page