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As membras do Hunna

Naiara Rotta de Assunção

 

Naiara Müssnich Rotta Gomes de Assunção, é a idealizadora e coordenadora do Coletivo Hunna: Historiadoras que dançam. É bailarina e professora de dança do ventre, com experiência em diversos outros estilos. É bacharel, licenciada e mestra em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestra em Antropologia da Dança pelo programa Choreomundus (Mestrado Internacional em Conhecimento, Prática e Patrimônio Cultural da Dança), oferecido por consórcio de universidades na França, Noruega, Hungria e Reino Unido.

 

Começou a dançar em 2005, como aluna de Priscila Fontoura. Fez aulas com Cristina Melnik e na, Amarein Escola de Danças Árabes, com Catarine Bachi e Priscila Fontoura . Realizou o Curso de Formação Profissional Amarein (2016), habilitando-se como professora da dança do ventre e folclores orientais. Realizou workshops e cursos práticos e teóricos sobre diferentes estilos de dança oriental e folclores com diversos profissionais respeitados no Brasil e no exterior sendo alguns deles Márcia Dib, Lulu Sabongi, Melinda James e Luciana Midlej (Brasil), Hossam Ramzy, Aziza of Cairo e Khayriya Mazin (Egito), Heather D. Ward (EUA) e Badriyah (Bélgica), entre outres.

 

Atua como professora de Dança do Ventre desde 2015, tendo dado aulas e cursos na Amarein Escola de Danças Árabes (Porto Alegre), Ocupação de Mulheres Mirabal (Porto Alegre) e na Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (Trondheim). Desenvolveu o curso teórico “A História da Dança do Ventre: do século XIX aos dias atuais” que teve quatro edições, de 2015 a 2018.

 

Na área acadêmica, é especialista em história da dança do ventre, tendo realizado pesquisas sobre a representação da mulher e bailarina egípcias a partir de relatos de viagem de mulheres inglesas que foram ao Egito no século dezenove e da obra do orientalista inglês Edward William Lane. Também atua nas áreas de antropologia da dança e patrimônio cultural imaterial, tendo realizado investigação acadêmica sobre o mercado de dança do ventre Egípcio, baseada em trabalho de campo realizado neste país entre julho e agosto de 2019.

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Francismara Lelis

Francismara de Oliveira Lelis é a mais nova integrante do Coletivo Hunna. Possui licenciatura em História  (UGB/FERP), especialização em História do Brasil (UFF) e mestrado em História (UFRRJ). Desde a graduação se dedica a pesquisas sobre a história das mulheres, teorias feministas e estudos de gênero.  Atua como professora de história na educação pública desde 2010 (SEEDUC-RJ). 

 

Iniciou seus estudos de Dança do Ventre em 2014 com a professora Renya Chimendes (Volta Redonda - RJ) e no mesmo ano, de forma autodidata, iniciou suas pesquisas sobre Tribal Fusion. Fez aulas e workshops com diversas profissionais nacionais e internacionais de Dança do Ventre, Tribal Fusion, Fusion Bellydance e ATS/FCBD, como Ju Nahid, Mahaila el Helwa, Dani Nur. Ebony Qualls (EUA), Isabel de Lorenzo (Itália), Jessie Ra’idah, Natália Espinosa, Dária Lorena, Nadja el Balady, Rachel Soares, Aline Muhana, Silvia Pantoja, Raisa Latorraca, entre outras. Concluiu em 2019 o Curso de Formação em Estilo Tribal – Loko Kamel Tribal Dance, sob a coordenação de Nadja el Balady. Também possui registro profissional (DRT 56.032) pelo Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado do Rio de Janeiro em Estilo Tribal de Dança do Ventre. Foi palestrante na 4ª edição da Convenção Carioca de Dança Tribal e Fusões, evento organizado por Jessie Ra’idah. Segue dando aulas e workshops teóricos e práticos. Atualmente atua como aluna e professora no Studio Soultana (Resende-RJ), sob direção de Adriana Moraes. Também integra o Coletivo Guia - Resistência Preta no Cenário Tribal e de Fusões de Dança do Ventre.

 

Foi aluna dos primeiros cursos do Coletivo Hunna, o que a motivou a retomar a carreira acadêmica com a pesquisa “Em Quem O Ventre Dança? Reflexões Históricas sobre o Feminino e o Masculino nas Danças Egípcias a partir dos relatos de Eça De Queirós” que está sendo desenvolvido atualmente no Doutorado em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPHR-UFRRJ). 

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Nina Paschoal

Nina Ingrid Caputo Paschoal é doutoranda em História da Arte pela UNIFESP. Também mestra, licenciada e bacharel em História pela PUC-SP.  Pesquisadora de Egiptomania e Orientalismo nas subáreas de história da arte, história cultural e história contemporânea. 

Com a pesquisa em andamento, foi laureada para participar do projeto Connecting Art  Histories, uma parceria da Getty Foundation (EUA) com a Universidade Federal de São Paulo, Universidade de São Paulo e Universidade Federal do Rio de Janeiro, com seus eventos realizados na Biblioteza Hertziana (Itália).

Atualmente, trabalha como professora de História do ensino fundamental II pela prefeitura municipal de Praia Grande. 

Produziu a pesquisa de mestrado “Ventre colonizado: representações da mulher árabe e suas danças na pintura orientalista do século XIX”, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Nela, tratou da chamada “dança do ventre” em pinturas europeias. Este trabalho e seus diversos artigos publicados tem se tornado referências nos estudos do Orientalismo nas artes visuais.

 

Em relação à sua carreira artística, foi professora de Dança do Ventre e folclores árabes na Luxor Escolas de Dança do Ventre, MoLiHua Centro Cultural, e nas escolas Movimento e Arte e Universo da Dança - todas localizadas em São Paulo. Também foi professora convidada para a Maratona de Estudos Priscila Belle. 

Se apresentou e cursou diversos workshops no festival Cairo Khan, de organização de Yousry Sharif em 2018, realizado no Cairo, Egito. 

Cursou aulas e workshops com diversos dos grandes nomes da Dança do Ventre: Paula Trigueiro, Mahaila el Helwa, Natália Trigo, Lunah Farah, Márcia Dib, Erica Seccato, Elis Pinheiro, Lulu Sabongi, Lukas Oliver, Isis Mahasin, Melinda James, Téo Versiani, Faell Rabelo, Samara el Said, Munira Magharib, Hadara Nur, Esmeralda Saadeh, Hana Hassani, Alika Hanan, Nesrine e Amara Saadeh (BR) e Yoursry Sharif (EGT), Nesma al Andalus (EGT), Saida (ARG), Diva Darina (UKR) e Amir Thaleb (ARG).

Além da Dança, também teve estudos em música e teatro.

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Jéssica Prestes

Jéssica Melo Prestes é Licenciada e Bacharela em História pela PUCRS, tendo realizado pesquisa a respeito dos Territórios Negros Históricos da cidade de Porto Alegre e os modernos Quilmbos Urbanos. Foi premiada com o prêmio “Abdias Nascimento” no 1ª Salão de Ações Afirmativas da UFRGS como parte desta mesma pesquisa. É especialista em Arteterapia pelo IERGS/Uniasselvi, especialista em Educação Especial Inclusiva pela Censupeg e possui formação em andamento em História Oral da NEHO/USP. Desenvolve trabalho como Educadora Social em projeto de fortalecimento de vínculos. 

 

É bailarina, pesquisadora e professora de Danças Ciganas e possui experiência em outras modalidades. Começou a dançar em 2013, nas aulas de Danças Ciganas com a professora Gina Vitola em Porto Alegre. Já realizou cursos nessa modalidade com as professoras Sayonara Linhares, Virginia Diano, Evelise Batistel, Lu Barcelos, Clara Süssekind (Brasil), Pedro Rebelo (Brasil), Belen Dogliani (Argentina), Joana Gea (Espanha), Simona Jovic (Sérvia/Rep. Checa), Heather Ward (EUA), Assala Ibrahim (Iraque), Mr Ozgen (Turquia), Khaled Eman (Egito) e Khariya Mazin (Egito). Possui formação em Dança do Ventre Terapêutica pelo método Gina Vitola e Formação em Danças Ciganas pelo Método Sayonara Linhares e formação em Dança do Ventre método Lucy Linck. A experiência com a Salsa se deu com o professor Roberto Lauermann e cursos com a bailarina Carol Wuppel. Fez parte do grupo Arallec’h de Danças Celtas de 2014 a 2018 com Gisele Campos e Daniel Archer. 

 

Desenvolve pesquisas independentes sobre a história dos ciganos de diferentes regiões do mundo. Contribui para o Coletivo Hunna como produtora de conteúdo acerca da história da etnia cigana e de questões teóricas relacionadas à história oral e anticiganismo. Também integra o grupo artístico “Sarau de Todos os Santos” no qual desenvolve pesquisas históricas que dão suporte a produção e construção artística, dando a base histórica para performances a respeito de diferentes culturas.

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Ana Terra de Leon (Membra Emérita) 

Ana Terra de Leon é Mestra em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2020) e graduada (licenciatura e bacharelado) em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC, 2016). Atualmente, cursa Pós Graduação em Linguagem e Poética da Dança. É pesquisadora de História da Psiquiatria no Brasil, familiarizada com discussões sobre história e Saúde Mental. Pratica Dança do Ventre e ATS (FCBD Style), e no Hunna seu trabalho envolve as discussões sobre o Tribal e seus estilos afins. 

Trabalhou na organização das duas primeiras edições do Praksis - Simpósio Brasileiro de Fusões Tribais, no setor de Comunicação. Também faz parte do Coletivo Drusa, com foco de atuação no Tribal, e participou da organização da primeira edição do Fórum Tribal. Além de escrever para o Hunna, Ana Terra escreve para o Blog Coletivo Tribal, em conjunto com outres profissionais da cena e sob organização e trabalho editorial da bailarina Aerith.

Já foi aluna regular de Lana Shazadi (2017-2020), Cíntia Vilanova (2017-2020), Aline Pires (2019), Mahaila El Helwa (2020) , Paula Braz (2020) e Aline Muhana (2020). Fez aulas com Devi Mamak, Rebeca Piñeiro, Mariana Quadros, Lailah Garbero, Natália Espinosa, Mariana Garavelo, Ana Clara Oliveira, dentre outras.

 

Ministra cursos livres sobre seus temas de pesquisa - História da Psiquiatria, Psiquiatria e Patologização - e coordena um Grupo de Estudos Livre sobre História e Saúde Mental. Para entrar em contato, mande e-mail para anatdeleon@gmail.com.

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