ORIENTALISMO NA CULTURA POP

Aulão de Verão com o Hunna Coletivo

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

  • Temática: O conceito de “orientalismo” e como visualizá-lo a partir de exemplos do cinema, da dança, da música, da literatura e de outras linguagens e mídias.* 

  • Carga Horária: 3h

  • Data: 24 de janeiro de 2021 (domingo)

  • Horário: Das 15h às 18h

  • Ministrado por: Coletivo Hunna, formado pelas historiadoras Ana Terra de Leon, Jéssica Prestes, Naiara Rotta de Assunção e Nina Ingrid Paschoal

  • Investimento: R$50,00 

 

CONTEÚDO DO CURSO

O aulão de verão Hunna “O orientalismo na cultura pop” tem como objetivo abordar e discutir o conceito de “orientalismo” de uma maneira leve e divertida, porém bem embasada. Vamos destrinchar o conceito de “orientalismo” cunhado pelo crítico literário palestino Edward Said e vamos aplicar esse conhecimento para entender como esse imaginário influenciou elementos da cultura pop que estão muito próximos de nós. 

 

Por que entender o “orientalismo” em relação à cultura pop e o que isso tem a ver com dança?

Estabelecer essa conexão entre um conceito acadêmico e imagens que estão muito presentes no nosso dia-a-dia nos ajuda a compreender como a ideia de “oriente” é construída na nossa sociedade. Além disso, podemos vislumbrar de onde saíram os muitos estereótipos, preconceitos e mitos relacionados à dança do ventre, danças ciganas e fusões tribais. 

 

Nessa aula, portanto, vamos analisar os conceitos de:

- Orientalismo

- Anticiganismo

- Indústria cultural

 

E aplicá-los nos nossos entendimentos sobre elementos da cultura pop. 

As novelas brasileiras: 

- Explode Coração - 1996;

- O Clone - 2000; 

- Caminho das Índias - 2009.

As animações da Disney e suas representações: 

- Aladdin (1992 e 2019);

- O Corcunda de Notre (1996).

Na música:

- “É o Tchan” e a música “Essa é a mistura do Brasil com o Egito”;

- O rock sessentista e sua relação com representações orientalistas e dos povos ciganos. 

Na literatura:

- A cigana “Carmem” e Heathcliff de “Morro dos Ventos Uivantes” (Emily Brontë, 1847);

- Povos fictícios e o orientalismo em Senhor dos Anéis.

No cinema:

- Indiana Jones (1981);

- Star Wars (1983 e 1999);

- 300 (2006).

Curtiu? Então clica no botão abaixo pra se inscrever! LEIA O REGULAMENTO ATENCIOSAMENTE e preencha o formulário. Você o encontra no formulário e abaixo do botão de inscrição nesta aba página. Nos vemos em breve.

Atenciosamente

Hunna Coletivo.

*Gostaríamos de frisar que trata-se de um evento não-acadêmico, voltado, principalmente, para o público da dança, tal qual as outras atividades de nosso coletivo. Emitiremos um certificado simbólico para atestar sua participação. Em caso de dúvidas, mande um e-mail para hunnacoletivo@gmail.com

REGULAMENTO

1. O curso “Orientalismo na cultura Pop” será ministrado pelo Hunna Coletivo, representado pelas historiadoras Ana Terra de Leon, Jéssica Prestes, Naiara Rotta de Assunção e Nina Paschoal. O evento acontecerá no dia 24 de janeiro de 2021 com três horas de carga horária, das 15h às 18h. As vagas são limitadas.

2. Para participar do curso é necessário fazer o pagamento da inscrição, sob o valor de R$50,00 (cinquenta reais), por via de transferência bancária em nome de Nina Ingrid Paschoal ou pelo aplicativo PicPay, e preencher e envia o formulário de inscrição disponibilizado pela plataforma Google Forms. No caso de agendamento, serão aceitos apenas para o seguinte dia útil em relação a data de recebimento do formulário. 

3. Sua inscrição estará automaticamente efetuada assim que você preencher o formulário completo, anexando o comprovante ao final. Você receberá uma cópia das suas respostas por e-mail. Preencha suas informações com muita atenção, e confira o formulário antes de enviar.

4. As inscrições serão aceitas até 22 de janeiro de 2021. A data limite para pagamento é a mesma. 

5. A aula não será gravada. A gravação de áudio e/ou vídeo por parte de participantes é proibida, e medidas legais serão tomadas em caso de desrespeito a esta condição. O material escrito é de propriedade do Hunna Coletivo, e também é proibida sua reprodução, exceto sob autorização do mesmo mediante solicitação.  

6. A participação nas aulas é pessoal e intransferível. Em caso de cancelamento anterior a data de início do evento, o valor de reembolso será equivalente a 70% da taxa de inscrição. Não haverá reembolso a partir do dia 23 de janeiro de 2021, ou seja, um dia antes da aula.

7. Em data próxima ao evento, enviaremos pelo e-mail hunnacoletivo@gmail.com o link de acesso para a sala de aula no e-mail que você cadastrar no formulário. Fique atento ao preencher e sempre verifique sua caixa de Spam/Outros.

8. Solicitamos que informações e dúvidas sobre o curso sejam encaminhadas exclusivamente pelo e-mail
hunnacoletivo@gmail.com. Este também é nosso canal oficial de comunicação, e quaisquer necessidades especiais para acesso ao curso, envio de materiais complementares (se houverem), emissão de certificados e questões de pagamento ou inscrição também devem ser tratadas através dele.

9. Fique atento para que seu nome no aplicativo de reunião online esteja idêntico ao nome oferecido no ato da inscrição, para que possamos aceitá-lo na sala, correndo o risco de não ser aceito caso esteja com apelidos. Qualquer problema referente a isso envie-nos mensagem por e-mail.

10.  Ao se inscrever no curso, você concorda integralmente com o presente regulamento. 

Site © 2020 por Ana Terra de Leon. Criado com Wix.com