top of page

Historicamente falando: Baladi

Minicurso e Aulão com o Hunna Coletivo


 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
 

- Temática: Discussão histórica sobre o conceito de “Baladi” e como visualizar, na prática, seus vários e complexos significados.

- Carga Horária: 3h

- Ministrado por: Coletivo Hunna, formado pelas historiadoras Ana Terra de Leon, Jéssica Prestes, Naiara Rotta de Assunção e Nina Ingrid Paschoal

CONTEÚDO DO CURSO

 

Ultimamente, muito se tem falado sobre “baladi” e suas diversas manifestações através da dança, não é? Como historiadoras, nos foi passada a demanda de compreensão histórica desse fenômeno: quais os significados da palavra “baladi”? Ele tem o mesmo significado para todo mundo? Ele teve o mesmo significado ao longo do tempo? Está ligado a uma etnia específica dentro do Egito? A um grupo cultural?

 

Através de um aulão inteiramente teórico, é disso que vamos tratar: o Baladi como um fenômeno histórico, abordando:
 

  • Um pouco da história do Egito para nos ajudar a compreender aquela história de “Baladi é a população rural que foi para os centros urbanos”. 

  • A colonização e a presença inglesa no Egito e, por consequência, como “baladi” adquiriu uma conotação nacionalista.

  • Dinâmicas de classe e como “baladi” adquiriu uma conotação relacionada ao “popular” também.

  • Vamos discutir um pouquinho sobre a musicalidade Baladi e seus principais referentes.

  • Vamos entender como caricaturas e estereótipos ligados à noção de “baladi” surgiram no próprio Egito e como isso foi usado na dança.

 

Por que entender a noção de “baladi” historicamente e o que isso tem a ver com dança? 

 

“Baladi” é uma daquelas palavras que têm gerado vários debates e tentativas de definição aqui no Brasil, né? E muitas vezes as definições são conflitantes: tem uma professora egípcia que fala uma coisa, um professor egípcio que fala outra, uma bailarina brasileira que fala um um outro troço completamente diferente. Como lidar?

 

Nessa aula, na qual abordaremos a historicidade que esse conceito carrega, a gente quer te ajudar a compreender a complexidade envolvida nesse debate, os vários significados e várias possibilidades de uso da palavra “baladi” dependendo do contexto.

 

Entender de história é um elemento chave para dançarmos de forma consciente e confiante, né? Isso já sabemos. Mas é também uma maneira de lidarmos e digerirmos melhor essa carga enorme de informação que chega até nós para irmos além das categorizações e definições congeladas que normalmente recorremos quando queremos entender algo.

PARA QUEM É ESSE CURSO?

 

O curso vai ser direcionado a praticantes - profissionais ou amadores - ou apenas interessades na dança e cultura egípcia! 

A gente vai falar bastante de história, mas também sobre multiplicidade cultural egípcia através da dança, de filmes, de música. 

 

Ainda está em dúvida se esse curso é para você ou não?

 

Entre em contato com a gente e tire suas dúvidas através do e-mail hunnacoletivo@gmail.com

 

E não deixe de ler no nosso regulamento ante de fazer sua inscrição!

Com carinho, 

Hunna Coletivo.

bottom of page